

RETIFICAÇÃO DO EDITAL
(acesse o link)
PRORROGADAS AS INSCRIÇÕES
dirija-se até a sede da ALAC.
Rua Senador Pinheiro Machado, 1827, centro.
CADEIRA 18

FUNDADOR
PATRONO
SUCESSOR





Armando Holocheski nasceu aos 12 de outubro de 1940 e, como de praxe, no Cartório constou 15 de novembro, e o prenome Holocheski. Os pais Pedro Holyszewski e Emília Waligura, naturais de Mallet, tinham migrado para Cruz Machado, Paraná, e residiam na Linha Rio d'Areia, colonizada por alemães, Serras, rios, matas e o árduo trabalho dos adultos e crianças foi o ambiente da infância.
Polonês, ucraniano, alemão e português com sotaque foram os idiomas da colônia. A Escola Isolada, um clube dos alemães fechado por Vargas, e o Prof. André Piwowarski, os primeiros passos nos estudos. Pretendia ser padre. Por mercê do retraído Bispo D. Antonio Mazzarotto, que acreditou no seu projeto, cursou o Seminário Menor São José, em Ponta Grossa e Filosofia e Teologia, em Curitiba . Ordenado Presbítero em 04 de dezembro de 1966, por D. Frederico Helmel, atuou em Cruz Machado, Ponta Grossa e como Cura da Catedral de Guarapuava, de 1968 a 1975. Foi professor nos Colégios Nossa Senhora de Belém e Escola Normal Professor Amarílio.
Em 1975, transferiu-se para Curitiba, Igreja São Francisco de Paula, e em 1976, desligou-se do ministério regulado pelo Direito Canônico.
Fixou residência em São José dos Pinhais, casou-se com a Profa Altiva T. Marcondes Karam e atuou voluntariamente nas pastorais paroquiais e como Membro da Comissão Paroquial de Liturgia.
Até 1978 esteve da iniciativa privada, quando passou a atuar no serviço público da educação.
Entre 1980 e 1984 foi Secretário Municipal de Educação, em São José dos Pinhais, Coordenador do Planejamento Educacional e Secretário Executivo da Fundação Municipal Pompílio Vaccari.
De 1986 a 1990, Chefe do Grupo Administrativo da Secretaria de Estado do Planejamento, aposentando-se, em 1993 no Departamento de Administração de Materiais.
Atuou ainda como professor de Filosofia, na Faculdade de Administração, Contábeis e Economia da Associação Franciscana de Ensino Bom Jesus.
Retornando a Guarapuava em 2000, presta serviços a Palmeirinha e Guarapuava, na organização e direção da Associação Pró-Palmeirinha, Casa da Leitura e Memória, comemorações natalinas, cursos e palestras nas paróquias, aulas de Bíblia e História da Igreja, no Propedêutico do Seminário Diocesano, organização e coordenação das Escolas Diocesanas de Formação Política e de Teologia para Leigos.