

RETIFICAÇÃO DO EDITAL
(acesse o link)
PRORROGADAS AS INSCRIÇÕES
dirija-se até a sede da ALAC.
Rua Senador Pinheiro Machado, 1827, centro.
CADEIRA 15

FUNDADOR
PATRONO
SUCESSOR
Frederico Guilherme Virmond Jr. nasceu na cidade do Rio de janeiro, em 20 de maio de 1829, e faleceu na cidade de Guarapuava, em 2 de julho de 1909. Casado com Maria do Belém Mendes PO de Araújo, filha de Manoel Mendes de Araújo e Ana Joaquina Santos.
De seu casamento nasceram cinco filhos, Frederico Ernesto, casado com Nincia B. Lacerda; Carolina, casada com Cel. Ernesto Frederico Virmond Queiroz; Herculano Augusto, casado com Tereza Ribas; Aníbal, casado com Nercinda Camargo; Eponina, casada com o Dr. Francisco Peixoto de Lacerda Werneck.
Foi um dos fundadores da Philantropia Guarapuavana e Membro de Honra do Grande Oriente do Brasil.
Estudou medicina e farmácia no Rio de Janeiro. Exerceu a medicina para socorrer os desamparados, sem remuneração alguma.
Em sua fazenda, Capão Redondo, dedicou-se à pecuária sempre preocupado com o melhoramento de seu plantel, tendo para isso importado animais de raça.
Homem de caráter austero e empreendedor, expandiu seus negócios, comprando mulas em Cruz Alta, RS e levando-as a Salvador, BA.
Fundou, em 1865, na margem esquerda do Rio Iguaçu a Fazenda Santa Maria, onde cultivou algodão e cana de açúcar, cujas sementes e mudas vieram com dois casais de trabalhadores que trouxe da Bahia.
Fez parte da Comissão Militar que aqui esteve para estudar e explorar a região sudoeste do Paraná.
Exerceu muitos cargos públicos: Intendência duas vezes; Deputado Provincial várias vezes; Deputado Estadual várias vezes; eleito Vice Governador do Estado, cargo que permaneceu até seu falecimento.
Durante as exéquias, houve um momento de intensa emoção, quando um grupo numeroso de ex-escravos compareceu para a última homenagem ao Velho Capitão.